A Origem Da História Do Brasil

07jul10
Imagens da navegação portuguesa

Foto Divulgação

Durante os períodos de navegações Espanha e Portugal,estavam em busca de caminhos auternativos para chegar até a  índia.

Em 1492, o navegante ,Cristovão Colombo,servindo a Espanha,acaba descobrindo a América,garantindo novas expectativas para as descobertas.

No mesmo ano os países Portugal e Espanha,fizeram um acordo chamado”Tratado De Tordesilhas”,nesse acordo,era para evitar guerras entre eles.

Frota da Esquadrilha portuguesa

Foto Divulgação

Em 1500,no meio das navegações,surge uma esquadrilha potuguesa,composta de 13 caravelas,chefiada pelo Pedro Alves Cabral,ele tinha uma missão dupla,estabelecer um contato diplomático com a índia, alcançada alguns anos antes por Vasco da Gama, e outra missão, mais secreta: desviar-se um pouco de sua rota e explorar as terras desconhecidas no lado português da linha divisória estabelecida pelo Tratado. Antes dele, outros navegadores portugueses já haviam constatado a existência dessas terras, sem desembarcar.

Imagem Retrato Pedro Alves Cabral

Foto Divulgação

Navegando com uma esquadrilha Cabral,parte do Tejo,no dia 9 de Março de 1500,acompanhado,com uma frota aproximada de 1000 homens na embarcação.

Pedro Cabral,seguiu as linhas  da costa africana,estando próximo de Guiné e no meio do caminho,resolvem desviarem a tal frota combinada pelas autoridades.

No dia 26 de Maio de 1500,Frei Henrique Soares rezou uma missa de ação de graças, numa pequena ilha chamada Coroa Vermelha. Transferiram-se então para o continente, onde asseguraram a posse da terra com outra missa, rezada com a presença dos índios  catequizados ,o encontro seguinte no dia 1° de maio.

Após a conclusão da missa,no dia seguinte Cabral,parte para índia,mandando ao mesmo tempo a caravela,notificando o rei de Potugal,pela descoberta feita na viajem.Era uma carta ecrita pelo Pêro Vaz Caminha.

Imagem Plantação Pau-Brasil(1500).

Foto Divulgação

Em curto prazo Pedro Alves Cabral retorna ao local,com o objetivo de buscar novas riquezas como por exemplo o ouro e a construção de móveis,feito por uma planta chamada “Pau -Brasil”, decidido de ter alcançado uma grande ilha, que denominou Ilha de Vera Cruz(Ilha explorada anteriormente), outras expedições vieram explorar o local descoberto por Cabral, e averiguando ser realmente um continente, denominaram-no Terra de Santa Cruz, em homenagem ao Cruzeiro do Sul,  principal constelação vista desta área e também usada para localizar as regiões para os navegantes,presente nos objetos chamado Bússula.

Pau-Brasil(Floresta Amazônica),tempos atuais

Foto Divulgação

Em 1511, depois da descoberta do pau-brasil, madeira muito útil para a construção de móveis,para serem exportados, logo foi explorada pelos portugueses, a nova terra recebeu o nome de Brasil.

FONTE: http://www.tg3.com.br/descobrimentodobrasil/

Marília Lopes.

About these ads


No Responses Yet to “A Origem Da História Do Brasil”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: