Resumo André Lemos Cibercultura

03ago11

          Nome: Marília Lopes Da Silva Série: 6  Curso:Jornalismo Turno:Matutino

               Referência da Bibliografia:

                Cibercultura-Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Editora: Sulina Autor: Lemos André  

               Informações pessoais:

                 André Lemos é doutorado em Sociologia pela Université Réne Descartes, Paris V, Sorbonne, é professor adjunto da Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente é coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura (Ciberpesquisa). Já publicou diversos livros e artigos.

                Meta do artigo:

                As pessoas conhecerem a cibercultura, origem, evolução, interatividade, emissão, conexão, configuração e entres outros pontos desconhecidos pelos internautas na internet.Contudo mostrar a força da tecnologia na vida dos internautas, também a cultura pela internet pode crescer cada vez mais rápido, o porquê, como isso acontece, onde encontrão e como é utilizado pelos blogueiros e afins.A cada dia que passa novas tecnologias dominaram o mundo virtual e terá mais participações nas vidas sociais e reais.  

                  Ideias mais importantes:

                 * O que é cibercultura.

                 *Como surgiu.

                *O objetivo.

                *As evoluções

                 *Os fenômenos da cibercultura.

                 *As leis principais: Conexão, emissão e configuração.

                  *Onde e como a cibercultura está presente na vida das pessoas. 

                  Crítica:

                   Nem tudo que está no texto é verdade. Discordo totalmente quando o autor ele afirma que a cibercultura muda, mas nem tanto, ele está totalmente errado. Desde o início de novas máquinas com a ajuda da tecnologia elas mudaram bastante e junto com as evoluções surgiram novos aparelhos, como por exemplo: telefones, computadores, celulares, notebooks e entre outros. A cada dia que passa a humanidade terá novas evoluções. Portanto tudo muda sim porque não continua a mesma coisa que era antes, as pessoas vão preferir a utilizarem os aparelhos atuais e abandonaram os velhos. Por isso o autor está errado.                                        

                   Cibercultura é o conjunto de práticas sociais e combinações de comunicação, colagens e cut-up de informações a partir das tecnologias digitais.O processo da Cibercultura teve o início no pós modernismo,ganha contornos planetários e globalizados que atinge novas mídias.As novas tecnologias e de informação sofreram alterações, comunicação,produção, criação e de circulação de bens de serviços que no início do século XXI traz uma nova configuração cultural que recebeu o nome de cibercultura.

                   A cibercultura possui três leis que são emissão, configuração e conexão. O objetivo é compreender as páginas da internet, a cultura na frente da tela do computador, análise de fenômenos atuais, como por exemplo, os blogs, podcasts, os sistemas peer to peer, os softwares de fonte aberta e a arte eletrônica. O conhecimento de um autor e de propriedade privada surge através do capitalismo e a imprensa a partir do século XVIII. Antes disso as idéias eram restritas.

                   A modernidade industrial traz idéia iluminada para o (a) autor (a) por ser dono (a) da criação deles. Ela é utilizada para controlar os pagamentos dos internautas nas redes que estão cadastrados e seguindo. O Pós-modernismo nos meados do século passado, onde outros artistas buscam recursos na internet para quebrar barreiras das redes dos outros artistas. Por conta disso a arte entra em crise e junto com ela a noção de obra de arte, autor, editoria e propriedade.

                      Após o período pós-moderno considerando a morte da arte, porque para as pessoas não existia mais autores originais e sim processos abertos, coletivos e livres. Tudo isso graças à tecnologia. A partir das últimas décadas do século XX a cibercultura também conhecida como cultura remix, surgem novas compreensões e possibilidades de apropriações, ou seja, criações livres que antes não existia. O lema da cultura da internet é ser livre e não é considerada como uma acomodação.

                     Logo após surge a primeira lei que seria a liberação do pólo da emissão. As manifestações socioculturais contemporâneas mostram a disputa com o excesso de informações. A informação virótica é considerada como emergência de voz e discursos.Antigamente reprimidos pela mass media. Hoje em dia as pessoas podem fazer de tudo na internet, com a ajuda de redes sociais, podem ser utilizados em diversas maneiras, como por exemplo, trabalho, estudos e entre outras.

                      Tempos depois veio a criação da lei “Tudo em rede”, a internet está em todos os lugares como dizia a publicidade Sue System “o verdadeiro computador é a rede”. A lei é considerada como principio da conectividade generalizada. Desde então é o início a transformação do PC (Computador pessoal), por conseqüência acabou causando a popularidade nos anos80 e 90. No século XXI veio à explosão de novas tecnologias, como por exemplo, celulares e das redes Wi-fi. Enfim tudo passou a que se comunicarem em rede, pessoas, máquinas, objetos e entre outros.

                        A terceira lei é “Tudo muda, mas nem tanto”, as pessoas devem evitar a lógica de substituição, porque a idéia de reconfiguração vai além da remediação de um meio sobre o outro, como por exemplo, os jogos eletrônicos nos cinemas e vice versa. A idéia de remedição também é de modificações das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais.   

                      A arte eletrônica é dos principais pontos presentes nas redes e na cibercultura, considerada nova forma do fazer artístico é a expressão da lógica que abusa dos processos abertos, coletivos, inacabado. Contudo esses termos citados não é nenhuma novidade para a arte convencional e sim a maneira de fazer a arte nas telas dos computadores pessoais. A partir das novas tecnologias na arte surgiram novos ritmos de música, como por exemplo, body arte, web arte e net arte.

                       O Podcats é o sistema de difusão dos conteúdos sonoros que surge em 2004. Segundo o autor apenas em seis meses estimam-se seis milhões de usuários no mundo todo. No Brasil iniciaram no ano seguinte. Os Podcats são conhecidos como I Pod esse aparelho possui acesso as rádios AM e FM, a portabilidade do usuário e ganharam espaços dos simples radinhos de pilha ou eletricidade. Na era dos rádios os aparelhos tomavam conta da cabeça das pessoas, mesmo com os I Pods.

                          Os blogs causaram um Fenômeno muito forte na tecnologia. Antes disso na internet não existia nenhum espaço para que os usuários pudessem expressar as opiniões deles. Inicialmente começou apena com um simples espaço para escritas, mas logo podiam colocar diversos conteúdos, como por exemplo, fotos, vídeos e áudios. Segundo o site Technoranti a blogosfera dobra no período de apenas seis meses, Atualmente possui 14,2 milhões de blogs ativos nas redes.

                       No texto existe um conceito totalmente errado. Para o autor tudo muda, mas nem tanto, isso não é verdade. Desde o início da cibercultura as redes tiveram diversas mudanças. Antigamente as linhas de internet eram discadas, ou seja, quanto mais o internauta utilizava mais caro pagava. Atualmente a internet é banda larga o usuário usa quanto tempo desejar e paga apenas uma taxa só. A mudança das linhas de internet é um dos exemplos das mudanças e avanços que o mundo teve e sempre terá com as tecnologias de ponta.

                         A cibercultura estará sempre presente na vida das pessoas porque a tecnologia a cada dia que passa está inovando cada vez mais. O crescimento da cultura internauta pretende crescer mais ainda e fazendo com que as pessas deixem a leitura de lado e gerando uma geração mais burra por causa da falta de leitura. A atração das novas tecnologias são muito forte para os outros meios de comunicação, como por exemplo, rádio, TV, revistas, jornais e entre outros. Contudo por conta das evoluções na internet é impossível que os outros meios de comunicação dominem a internet.

                         As transformações da tecnologia são avançadas por conta da facilidade e rapidez que os internautas possuem para conseguir qualquer tipo de informação de uma maneira mais rápida em qualquer lugar do país ou mundo. A cibercultura estará crescendo cada vez mais. Só para se ter ideia algumas escolas de Brasília, como por exemplo, Objetivo, Marista, Ideal e entre outros utilizam tecnologias nas salas de aula em troca dos cadernos velho e louças de giz ou canetões. Portanto se continuar do jeito que está mais tarde à humanidade terá até aviões que viajará sozinhos sem a ajuda do homem para pilotar as aeronaves.

 

 

 

 



No Responses Yet to “Resumo André Lemos Cibercultura”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário